Presença Árabe no Brasil

Hoy quiero recomendar una página en Facebook en la que puedes encontrar artículos interesantes y fotos muy bellas, y todo en torno a la cultura árabe en Brasil.  Lo mejor es que leas tu mism@ lo que dice su administradora sobre la página y que sigas el enlace para ver si la página te gusta tanto como a mi.

NoBrasil

“A palavra “árabe”, embora simples, carrega um conjunto de significados e representações sociais. Ela é compreendida a partir de diversos pontos de vista, tais como o geográfico, o linguístico e o histórico. Mas também, e muitas vezes, é associada a assuntos religiosos e políticos. De forma resumida, pode-se dizer que o termo ‘árabe’ é associado a uma região particular do mundo. Quase todas as pessoas na região que se estende desde a Costa Atlântica do Norte da África até o Golfo Pérsico se autointitulam árabes. A classificação é baseada largamente em um idioma comum (árabe) e o compartilhamento de um senso de identidade geográfica, histórica e cultural . Porém, isso não quer dizer que uma família árabe em Beirute, capital do Líbano, possua, por exemplo, os mesmos hábitos de uma família em Túnis, capital da Tunísia, seja em termos de sua alimentação, vestuário ou comportamentos. Além do mais, na maioria das vezes é recorrente encontrar generalizações e confusões em torno da palavra “árabe”.

Partindo da premissa de que estamos falando de uma presença árabe plural, ou melhor, de variadas presenças árabes no Brasil, esta página foi criada como parte integrante de um projeto relacionado à minha pesquisa de doutorado.

Convido todas as pessoas que desejarem colaborar com este estudo a enviarem fotos (preferencialmente até 3 imagens) que considerem EXEMPLOS DA PRESENÇA ÁRABE NO BRASIL. Pedimos que as fotos sejam de autoria do/a participante, ou que sejam fotos próprias (por exemplo, de família).

Neste sentido, será criada uma base de imagens que ficará disponível no site e que será alimentada durante um período determinado.” (Patricia El-moor)

Anuncios

Una respuesta a “Presença Árabe no Brasil

  1. Muchísimas gracias por compartir el enlace. Esta página es parte del proyecto de pesquisa de mi doctorado. Un cordial saludo desde Brasil.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s